Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trump elogia primeira-ministra da Itália durante visita à Flórida

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, saudou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacando que ela é uma “mulher fantástica”. Isso aconteceu durante visita da italiana à residência do republicano em Mar-a-Lago, em Palm Beach, Flórida.

“Isso é muito emocionante. Estou aqui com uma mulher fantástica, a primeira-ministra da Itália. Ela realmente conquistou a Europa”, comentou Trump.

Meloni, integrante do partido de direita Irmãos da Itália, assumiu o cargo em outubro de 2022 e é conhecida por ter laços com o republicno, em particular com seu aliado Elon Musk.

Enquanto as potências europeias França e Alemanha estão passando por um período de política instável, a estabilidade de sua coalizão na Itália e credenciais conservadoras a tornam uma aliada natural para o novo líder dos EUA.

Trump e Meloni foram acompanhados pelos indicados para secretário de Estado e conselheiro de segurança nacional — Senador Marco Rubio e Deputado Mike Waltz.

Nenhum detalhe foi divulgado sobre o que foi discutido, embora a líder italiana, como outros, tenha buscado fortalecer os laços com o presidente eleito antes de sua posse em 20 de janeiro.

A CNN entrou em contato com o gabinete de Meloni e a equipe de transição de Trump.

Um possível tópico na pauta é a detenção da jornalista italiana Cecilia Sala, que foi presa no Irã no mês passado.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália confirmou em um comunicado na sexta-feira passada que Sala, uma repórter do diário italiano Il Foglio, foi detida em Teerã.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA ressaltou na segunda-feira que Sala havia sido detida em 19 de dezembro após “violar as leis da República Islâmica do Irã”.

A detenção de Sala causou problemas diplomáticos para a Itália, com o Ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, dizendo que seu governo estava trabalhando “incansavelmente” para trazê-la de volta.

Meloni também se encontrará com o presidente Joe Biden durante a viagem do democrata a Roma nesta semana. Biden agradecerá a ela por sua “forte liderança do G7 no ano passado e discutirá desafios importantes que o mundo enfrenta”, informou um comunicado à imprensa da Casa Branca no mês passado.

A visita à Flórida ocorre depois que ela jantou com Trump e Musk durante a reabertura da Catedral de Notre-Dame em Paris no mês passado, uma experiência que Trump disse mais tarde ao New York Post que foi positiva.

*DJ Judd, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula participa de Cúpula da Ásia do Leste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre, nesta segunda-feira (27), o seu quinto dia…

Viva Maria ouve as vozes paraenses que irão participar da COP30

Olá, minha gente querida! Há exatos 15 dias da abertura oficial da COP 30 que,…

Queda da inflação avança e reforça confiança dos investidores; ouça o podcast

No morning call desta segunda-feira (27), a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que os…