Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Internacional
  • Suspensão de tarifas: MDIC e Marco Rubio participam da negociação

Suspensão de tarifas: MDIC e Marco Rubio participam da negociação

A reunião do presidente Lula com o presidente dos Estados Unidos Donald Trump neste domingo foi um avanço concreto na tentativa de suspensão do tarifáço. A avaliação é da Confederação Nacional da Indústria. Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, esse foi um passo importante para a retomada das negociações em busca da previsibilidade e competitividade às exportações brasileiras.

MDIC participa de negociação

O presidente da Câmara, Hugo Motta, disse pelas redes sociais que o diálogo ia diplomacia voltaram a ocupar o centro das relações entre os dois países e que a Câmara está à disposição da diplomacia brasileira. As negociações vão começar rapidamente, segundo o governo do Brasil e serão conduzidas pelo chanceler Mauro Vieira e pelo secretário executivo do MIDIC, o Ministério do Desenvolvimento e Indústria e Comércio, Márcio Fernando Elias Rosa.

Representantes dos EUA

Pelo lado norte-americano, as conversas serão conduzidas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo secretário do tesouro Scott Bessent. Mais cedo, após o encontro Lula Trump, Mauro Vieira comentou:

“A conclusão final é de que a reunião foi muito positiva e nós esperamos, em pouco tempo agora, em algumas semanas, concluir uma negociação bilateral que que que trate de cada um dos setores da da atual tributação americana ou brasileira.”

O secretário executivo do MIDIC Márcio Rosa classificou a reunião como ótima. e acrescentou:

O presidente Lula solicitou que as negociações prosseguissem ainda hoje, de maneira imediata e o presidente Trump então orientou a sua equipe a se reunir conosco ainda hoje à noite para que nós possamos até final da noite chegarmos a algumas conclusões.”

O encontro ocorreu após a reunião da Asean, que é a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático, evento que ocorre em Kuala Lumpur na Malásia. O assunto foi a suspensão do tarifaço norte-americano a produtos brasileiros em vigor desde agosto.

Lula também reclamou das sanções impostas pelos Estados Unidos a autoridades brasileiras com base na lei Magnitsky. Quando perguntado se o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha sido o tema da agenda, Trump respondeu: “não é da sua conta”.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula participa de Cúpula da Ásia do Leste

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre, nesta segunda-feira (27), o seu quinto dia…

Viva Maria ouve as vozes paraenses que irão participar da COP30

Olá, minha gente querida! Há exatos 15 dias da abertura oficial da COP 30 que,…

Queda da inflação avança e reforça confiança dos investidores; ouça o podcast

No morning call desta segunda-feira (27), a economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, comenta que os…