Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BMW M340 de nova geração pode ficar assim

A BMW deve começar um novo capítulo na sua história no ano que vem, com o início da produção do Série 3 de nova geração programado para o fim de 2025. Agora com modelos baseados no conceito Neue Klasse, apresentado em 2023, o primeiro carro a sair dessa nova linha linhagem deve ser o novo sedã da empresa, que estará disponível tanto em versões com a combustão quanto eletrificadas.

A versão mais nervosa da linha, a M3, terá que esperar um pouco mais, enquanto a primeira versão esportiva a ser lançada deve ser a M340, sem o “i” final do modelo atual.

Formas invisíveis

Tomando como base os flagras dos primeiros protótipos, moldamos o futuro M340 em nossa projeção. Como você pode ver, o visual do Série 3 será profundamente diferente de todos os BMWs da linha atual, com uma grade dupla em forma de rim larga, integrando faróis de LED finos.



Foto de: Motor1.com

BMW M340 (2025) renderizado por Motor1.com

Como essa é uma versão esportiva, esperamos para-choques específicos com algumas entradas de ar adicionais e uma altura de 10 a 20 mm mais menor para dar uma aparência ainda mais ameaçadora. Também deve haver opções específicas de rodas de liga leve, maçanetas embutidas nas portas e detalhes exclusivos em preto brilhante. 

Elétrico ou térmico?

Chegamos, no entanto, ao ponto mais importante: o M340 será elétrico ou térmico? Não há certeza, mas é certo que o novo Série 3 será oferecido com os dois tipos de motores, com plataformas diferentes.  A versão 100% elétrica usará a nova plataforma Neue Klasse, enquanto as opções com motores a combustão eletrificados serão baseadas na CLAR 2. 

Em particular, o BMW Série 3 elétrico terá uma arquitetura de 800 Volts para potências de recarga de até 270 kW, enquanto as baterias poderão ter uma capacidade de pelo menos 75 kWh. De acordo com a BMW, a nova plataforma também permite maior densidade de energia e menores custos de produção.

No que diz respeito aos motores térmicos, é razoável esperar o uso extensivo de versões híbridas-leves de 48V e híbridas plug-in, mas ainda não se sabe se será possível encontrar motores de seis ou oito cilindros sob o capô ou se a empresa preferirá se concentrar nos quatro cilindros – fortemente eletrificados – para manter as emissões baixas.



BMW M340 (2025) renderizado por Motor1.com

Foto de: Motor1.com

BMW M340 (2025), um detalhe de renderização do Motor1.com

Em suma, o novo M340 certamente terá mais do que os 374 cv atualmente fornecidos pelo híbrido-leve 3.0 de seis cilindros, mas ainda não se sabe se essa potência será apenas elétrica ou apoiada por um motor térmico.

Mas quando o novo Série 3 será apresentado? A BMW ainda não anunciou oficialmente, mas achamos que o Salão do Automóvel de Munique de 2025 poderia ser o palco certo para revelar até mesmo a versão de pré-produção, com a estreia nas ruas programada para 2026. 

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Lula propôs ser interlocutor entre EUA e Venezuela, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse neste domingo (26) que o presidente Luiz…

Milei comemora vitória do partido nas eleições legislativas

O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou a vitória de seu partido, Liberdade Avança, nas…