Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Litoral SP
  • Cobrança de R$ 190 mil em conta de água assusta moradores de condomínio em Santos

Cobrança de R$ 190 mil em conta de água assusta moradores de condomínio em Santos

O apartamento em questão é usado apenas como residência de veraneio / Arquivo pessoal/Wagner da Silva

Moradores de um condomínio em Santos, no litoral de São Paulo, estão enfrentando cobranças extremamente elevadas nas contas de água e esgoto. O caso mais alarmante ocorreu em maio deste ano, quando um dos condôminos recebeu uma fatura no valor de R$ 190.979,79. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A cobrança foi posteriormente corrigida, mas acendeu um alerta para o que parece ser um problema recorrente no local.

Continua depois da publicidade

O apartamento em questão, localizado no condomínio Enseada das Orquídeas, é usado apenas como residência de veraneio, e seu consumo sempre foi considerado baixo, girando em torno de 9 metros cúbicos por mês. 

Ainda assim, nos últimos meses, o proprietário se deparou com valores incompatíveis com o uso do imóvel, chegando a ser cobrado por um suposto consumo de 71 metros cúbicos. 

Continua depois da publicidade

Em um grupo de mensagens, ele descobriu que não estava sozinho: diversos outros moradores relataram cobranças igualmente incoerentes.

O condomínio contratou a empresa Laager para realizar a individualização e leitura dos hidrômetros, dentro de um programa de credenciamento da Sabesp. A empresa é responsável por repassar os dados de consumo à companhia, que emite as faturas. 

No entanto, quando os valores não batem, os moradores afirmam enfrentar um jogo de empurra entre a Laager e a Sabesp.

Continua depois da publicidade

No caso do morador que recebeu a cobrança de quase R$ 191 mil, ele só conseguiu a correção após a intervenção do síndico, que acionou um contato interno na Sabesp. 

A conta foi ajustada para R$ 156, valor condizente com o consumo real do imóvel, ocupado por um inquilino na época.

Mesmo após o ajuste, a insatisfação persiste. Muitos moradores relatam que, diante de erros, são obrigados a resolver a situação por conta própria, sem apoio direto do condomínio. 

Continua depois da publicidade

A dificuldade de acesso a informações, agravada pela lei de proteção de dados, aumenta a sensação de insegurança.

Ação judicial

Cerca de 40 moradores se organizaram e ingressaram com uma ação judicial contra a Laager, alegando cobranças abusivas e falta de resposta da empresa. A maioria afirma já ter recebido faturas com valores fora da realidade e sem justificativa plausível.

A Sabesp informou que está analisando as faturas do condomínio, localizado no bairro José Menino, e que irá reenviar os boletos corrigidos, responsabilizando o fornecedor terceirizado pelas falhas na medição.

Continua depois da publicidade

Já a Laager declarou que realiza as leituras com base nos dados dos medidores e que o erro no caso da unidade 94-B ocorreu durante o faturamento da Sabesp. 

A empresa afirma que o consumo correto era de 10 metros cúbicos, e mesmo se fosse de 16 m³, o valor cobrado não poderia ultrapassar R$ 148,04. A companhia diz que já disponibilizou as informações ao morador e reafirma seu compromisso com a transparência.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Venezuela registra mortes e milhares de desaparecidos após terremotos

Mais de 1,5 mil pessoas estão desaparecidas e 188 mortas por causa de dois terremotos…

Dólar cai a R$ 5,1782 após inflação dos EUA vir em linha com o esperado

O dólar à vista fechou em baixa de 0,46% nesta quinta-feira (25), a R$ 5,1782,…

Aliados de Mendonça veem tentativa de enfraquecer caso Master

Interlocutores do ministro André Mendonça avaliam que as críticas de Gilmar Mendes buscam enfraquecer a…