Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Editorial
  • Editorial: Segurança nas águas: a prevenção como salva-vidas

Editorial: Segurança nas águas: a prevenção como salva-vidas

O verão catarinense é sinônimo de praias cheias, clima festivo e muitos banhistas desfrutando das belezas naturais do Estado. No entanto, o mar, apesar de convidativo, exige respeito e atenção.

O número de afogamentos é alarmante, mas poderia ser muito maior sem a atuação incansável dos quase 2.000 guarda-vidas do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina). Durante apenas uma semana da Operação Estação Verão 2024/2025, foram realizados 85 salvamentos, evidenciando a relevância do trabalho preventivo.

Com o efetivo atuando em 156 praias e balneários de 33 municípios, ao longo dos 560 km de Litoral, a presença dos guarda-vidas é indispensável para manter a segurança dos banhistas.

Diariamente, 470 profissionais se mobilizam na faixa litorânea, com reforço de bombeiros do interior e suporte de ambulâncias estrategicamente posicionadas. Mas, ainda que a estrutura seja robusta, a prevenção começa com atitudes individuais.

Banhistas devem priorizar locais que disponham de postos de guarda-vidas e obedeçam às orientações das bandeiras indicativas. A bandeira vermelha alerta para perigo iminente, como correntes de retorno; a verde sinaliza locais seguros para banho; a lilás informa sobre a presença de águas-vivas; e a preta indica posto desativado. Ignorar essas sinalizações é expor-se a riscos desnecessários.

Além disso, o bom senso é aliado da segurança. Não entre no mar após consumir bebidas alcoólicas e mantenha crianças sempre sob supervisão. Em piscinas, o acesso de crianças deve ser bloqueado por cercas de proteção.

Ao mar ou em áreas rochosas, redobre a cautela e nunca mergulhe em locais desconhecidos quanto à profundidade. Durante tempestades, o melhor refúgio é longe da água e em áreas cobertas. Caso presencie uma situação de risco, acione imediatamente o guarda-vidas.

A conscientização é tão importante quanto o trabalho dos profissionais. Mais do que aproveitar o verão, é necessário garantir que ele seja lembrado por momentos de felicidade e não marcado por tragédias evitáveis. Neste verão, a prevenção deve ser prioridade. O mar é lindo, mas também imprevisível.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Jovens ocupados são maioria, mas 6,2 milhões seguem como “nem-nem”

Um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelou que no primeiro trimestre…

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Subiu de para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois terremotos que…

Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão do suplemento alimentar em cápsulas…