A GWM vem falando de sua fábrica no Brasil desde 2023, mas hoje (15/8), a linha de montagem que já foi da Mercedes-Benz foi inaugurada em Iracemápolis (SP) com a presença do presidente Lula e muitas menções ao MOVER e ao Programa Mobilidade Verde. O foco inicial da fábrica deverá ser na linha de SUVs Haval, contemplando os H6 PHEV, HEV e a versão cupê GT.
A linha de utilitários deverá estrear futuramente motorização 1.5 turbo flex, tanto para o híbrido quanto para o híbrido plug-in. Hoje, apenas a Toyota – com Corolla e Corolla Cross – oferece híbridos flex, mas são plenos, não plug-ins como os Haval H6. Segundo a GWM, a produção já existe, mas está se ampliando com mais contratações e fornecedores locais. A empresa usará a fábrica no interior paulista como pólo de exportação para países da região. A capacidade produtiva chegará a até 50.000 unidades por ano.
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Fonte: Motor1 Brasil
Além do Haval H6, a marca também comentou que a picape híbrida Poer e o Haval H9, SUV híbrido de grande porte, devem chegar “em breve”. Ainda em 2025, a GWM ainda prometeu a estreia de mais uma de suas marcas: a Wey, com o SUV 07. A GWM promete que Poer e H9 se juntarão futuramente ao Haval H6 e serão nacionalizados em algum ponto.
A estratégia da GWM inclui uma abordagem inédita no Brasil, ao lançar a Poer e o Haval H9 equipados com motor 2.4 turbodiesel e câmbio automático de nove marchas, combinados com tração 4×4. Esse conjunto mecânico é utilizado em outros mercados da Ásia e Oceania, onde entrega 186 cv de potência e 48,9 kgfm de torque, mas a marca indica que os números podem ser ajustados para o mercado brasileiro.

Inauguração fábrica GWM em Iracemápolis (SP)
Foto de: GWM
Mostrado no Salão de Pequim e chamado de Blue Montain na China, o Wey 07 tem mais de 5 metros de comprimento, o que já impressiona por si só, mas ainda há um entre-eixos de mais de 3 metros para acomodar seis ocupantes em bancos individuais – o Brasil pode ter uma versão de sete lugares. Em termos de motorização, deve receber um conjunto parecido com o do Haval H6, composto pelo 1.5 turbo e dois motores elétricos que, na China, tem 516 cv e mais de 93 kgfm de torque e bateria de 44,3 kWh.
A unidade de Iracemápolis conta atualmente com 600 trabalhadores e deve gerar até o final do ano cerca de 1.000 empregos diretos, alcançando no futuro mais de 2.000 vagas, quando iniciar o processo de exportação de veículos para a América Latina.

Inauguração fábrica GWM em Iracemápolis (SP)
Foto de: GWM
Durante a cerimônia de inauguração, a empresa anunciou também a criação de um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O centro atuará no desenvolvimento e nos testes de produtos locais, com foco em tecnologia flex e na adaptação de veículos globais às condições de rodagem brasileiras e às preferências do consumidor. O novo centro será construído no terreno ao lado da fábrica de Iracemápolis e terá 15.000 m² de área total, sendo 4.000 m² de área construída.
A operação brasileira seguirá o sistema peça por peça (part by part), mais complexo que o SKD e o CKD tradicional. Ele já conta com conteúdo nacional no primeiro ano, incluindo pintura para 100% dos veículos produzidos no País e incorporação de componentes de fornecedores nacionais.
Atualmente, a GWM Brasil tem mais de 110 empresas cadastradas interessadas em fornecer componentes, das quais 18 já são fornecedores que estão participando da produção e desenvolvimento dos primeiros veículos, caso de empresas como Basf, Bosch, Continental, Dupont e Goodyear.