Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Marina afirma que Brasil reduziu 32% do desmatamento em dois anos

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática fez nesta quinta-feira (5) um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Marina Silva destacou as ações do governo federal na redução do desmatamento, no combate aos crimes ambientais e na preservação da biodiversidade brasileira.

De acordo com a ministra, as mudanças climáticas provocadas pela degradação do meio ambiente e pelo consumo excessivo de combustíveis fósseis ameaçam o futuro do planeta, com o aumento das secas, inundações, ondas de calor e incêndios que colocam em risco milhões de pessoas.

“Diante desse cenário, o governo brasileiro tem atuado com firmeza, orientado pela ciência, pela justiça social e por investimentos consistentes em políticas públicas ambientais. Nos primeiros dois anos do governo do presidente Lula, conseguimos reduzir quase pela metade do desmatamento na Amazônia e em 32% em todo o país”.

Marina Silva disse ainda que o governo brasileiro retomou a criação de reservas ambientais e a demarcação de terras indígenas e quilombolas, territórios vitais para a proteção da natureza e da biodiversidade brasileira.

Essas ações, segundo Marina Silva, permitiram uma grande ampliação das doações internacionais para o Fundo Amazônia, além de Investimentos no Fundo Clima.

“Nosso país tem tudo para liderar esse processo pelo exemplo, pautado no diálogo, na ciência e nos saberes milenares de nossos povos indígenas e comunidades tradicionais, comprometido com as gerações de hoje e de amanhã. Liderar pelo exemplo, aliás, é o que todos esperam do Brasil, que se prepara para receber em novembro o maior evento de meio ambiente do mundo, a COP30, em Belém do Pará.”

A ministra do Meio Ambiente também criticou as tentativas de agilização de licenças ambientais, justamente nesse momento em que o desequilíbrio ecológico está acelerando as mudanças climáticas.

E lembrou que é possível promover o desenvolvimento sustentável, com justiça social e ambiental, protegendo o meio ambiente e melhorando a vida das populações mais vulneráveis, recuperando áreas degradadas e mantendo a floresta em pé.

O Dia 5 de junho foi estabelecido como Dia Mundial do Meio Ambiente pela Organização das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência de Estocolmo.

A data foi escolhida para marcar o início da conferência histórica na capital sueca, o primeiro grande encontro global que discutiu questões ambientais.


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Banco Central prevê crescimento de 2% para o PIB em 2026

O Banco Central (BC) elevou de 1,6% para 2% a projeção de crescimento da economia…

Mais de 10 mil professores foram contatados com nota da PND de 2025

A nota da Prova Nacional Docente (PND) contribuiu para o ingresso de mais de 10…

Terremotos na Venezuela deixam 164 mortos e quase mil feridos

Pelo menos 164 pessoas morreram e quase mil ficaram feridas no desabamento de prédios após…