A Procuradoria-Geral da República indicou o dia 7 de setembro de 2021 como marco inicial de uma suposta trama golpista. A data coincide com a manifestação bolsonarista em São Paulo.
Segundo o relatório do ministro Alexandre de Moraes, durante o ato, Bolsonaro “incitou publicamente a animosidade contra o Poder Judiciário e seus integrantes”.
O documento também aponta que o ex-presidente “questionou a integridade das urnas eletrônicas com o intuito de intensificar reação popular negativa em face da Justiça Eleitoral”.